quarta-feira, 27 de julho de 2011

Eu só queria você por perto...

Você já sentiu uma dor muuuuito grande?

Não estou falando de dor física, mas dor de perda, de decepção, de traição... Dor na alma.

Quando a gente está sofrendo, passando por um grande problema, não há nada mais difícil do que encarar "aqueles amigos" que nos deixa piores do que já estamos.

Ainda bem que Deus nos ama tanto... Ele sabe o que é sofrimento. Ele sabe o que é ser abandonado, esquecido, rejeitado, traído, humilhado...

Alguns momentos antes de ser entregue aos soldados, Jesus foi ao Getsêmani e levou consigo os seus três amigos mais chegados: Pedro, Tiago e João (Mc 14:33).

Aquele, era um momento crucial para toda a humanidade. O Filho de Deus iria ser torturado até a morte... Jesus estava prestes a ser entregue nas mãos daqueles que queriam matá-lo. E o que Ele fez? Foi orar e levou consigo os seus melhores amigos!

Jesus queria apenas a presença dos seus amigos, sem sermões ou palavras vazias de encorajamento. Sem conselhos. Somente a proximidade e a disponibilidade.

A presença do amigo fortalece. A presença do amigo encoraja. A presença do amigo conforta...

Se fosse eu que estivesse ali, naquele momento, provavelmente teria dito algo do tipo: “Olha Jesus, fique firme! Tenha fé! Deus é contigo!... ou: Olha Jesus, no terceiro dia você vai ressuscitar, o seu corpo será glorificado!...”

Saber como as coisas vão terminar, não torna, necessariamente, o sofrimento menos doloroso.

A dor e o sofrimento de Jesus naquele momento eram tão terríveis que Ele suou sangue. A ciência chama este fenômeno de hematidrose, que significa suor sanguíneo e pode acontecer quando alguém está subjugado por grande pesar e tristeza.

A Bíblia nos ensina que há um amigo mais chegado do que um irmão (Pv 18:24). Poucos são os que têm este tipo de amizade, mas a questão é: E você, é um amigo mais chegado do que um irmão?

Nada do que os discípulos falassem, mudaria a dor que Ele teria que passar, mas uma coisa é certa: Jesus queria os seus amigos por perto.

Jesus queria algo para amenizar a sua dor: 
O companheirismo.

Ele simplesmente pediu aos discípulos que ficassem e orassem com Ele, mas por três ocasiões, os encontrou adormecidos.

Existem momentos em nossas vidas que, não há nada que aconteça que possa mudar nossa situação... 

Mas Deus nos ensinou a receita do antídoto contra as dores, angústias e sofrimentos da alma: A presença do amigo mais chegado que um irmão!

Depois de tanto sofrimento, Jesus foi crucificado, morreu, mas ressuscitou! E você pode me perguntar: E daí? No que isso mudou a minha vida?

Tudo o que Jesus sofreu foi por amor a mim e a você! Foi para que, um dia, pudéssemos  encontrar com Ele na eternidade. Ele nos fez uma promessa: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre!" (João 14:16)

Jesus protegeu e cuidou dos seus amigos enquanto estava com eles aqui na terra, mas, ao voltar para o Pai, Ele não nos deixou sozinhos, abandonados. O Seu próprio Espírito está bem aqui, pronto para te amar e consolar, protegendo e cuidando de você.

Existem coisas que só Deus pode fazer e existem coisas que só um grande amigo pode fazer! E Deus gosta de usar os amigos... Afinal, Ele é o nosso maior e melhor amigo!

E você, tem sido um amigo mais chegado que um irmão?

Deus me deu amigos mais chegados que um irmão.

Ele tem sido fiel!

Deus é bom demaisssssssss!

Uma ótima semana pra você!

3 comentários:

  1. Que lindo!
    Nós temos esse amigo.
    Jesus Cristo.

    Neta Calado & família

    ResponderExcluir
  2. E algo muito bacana, de que vale lembrarmos: Na atitude de Jesus, está revelada uma postura altamente recomendada. Quando em meio a tribulação, quão importante é buscarmos apoio, conforto e comunhão entre os achegados. Aprendamos a atitude de humildade revelada pelo nosso Senhor, que em sendo o filho de Deus não se encheu de suficiência para rejeitar o apoio do amigos. Pudera Ele considerar que não precisaria de ser humano algum. Receberia consolo de anjos, como assim de fato aconteceu ou mesmo a manifestação Paterna como ocorreu na ocasião da transfiguração em que Ele estava sendo preparado por Moisés e Elias para o momento que agora vivia. Lembremos sempre disso: Precisamos uns dos outros. É isso que constitui, de maneira mais fundamental, o conceito de corpo.

    ResponderExcluir
  3. O que eu mais considerei e guardei para mim mesma desse post foi a frase: "E você, tem sido um amigo mais chegado que um irmão?" Ela deixa de um modo intrínseco um confronto com o egoísmo que muito de nós ainda guardamos. É muito fácil no momento de solidão desejar verdadeiros amigos, contudo é difícil ser esse amigo na hora que os outros precisam, sempre estamos oculpados demais,ou não nos sentimos preparados para ajudar. Os discípulos preferiram dormir para matar o próprio sono, Jesus não estava em primeiro lugar na vida deles. Mas eu não tenho dúvidas que em nenhum momento Jesus os deixou sentirem solidão, apesar deles estarem longe de suas famílias. De repente vale a pena perder uma noite de sono e visitar um amigo que nos ligou desesperado pedindo oração.

    ResponderExcluir